Vida Inova 

Educação

Conheça o Projeto Velhas Histórias – Aproximando gerações através da Tecnologia

Conheça o Projeto Velhas Histórias – Aproximando gerações através da Tecnologia

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2017 realizada pelo IBGE mostrou que os 60+ estão cada vez mais conectados à internet. No entanto, muitos maduros ainda tem dificuldades para mexer em seus celulares, tablets e computadores.

O projeto Velhas Histórias se propõe a apoiar os maduros nesse processo. A iniciativa surgiu pelo desejo de contar as histórias dos 60+, pessoas que já ensinaram e ainda ensinam muito sobre a vida. A partir de aulas sobre o uso da tecnologia, a professora Jéssica Ribeiro, idealizadora do projeto, permite não apenas a inclusão digital das pessoas idosas, mas fortalece a conexão entre gerações diferentes, permitindo melhoria da comunicação entre pessoas de diversas idades. O objetivo é que os maduros se sintam mais seguros e autônomos para operar seus aparelhos, adquirindo independência tecnológica. 

A premissa do projeto é de que a tecnologia deve estar a serviço das pessoas, possibilitando a aproximação e o contato entre maduros e outras gerações.

Você sabe o que é Lifelong Learning?

Você sabe o que é Lifelong Learning?

O aprendizado constante, variado e ao longo do curso de vida traz autonomia, confiança e mantém o cérebro ativo e saudável.

No contexto atual, os costumes, processos de trabalho, modelos de produção e até relações entre as pessoas estão sendo impactados pelo ritmo de mudanças rápidas e muito dinâmicas. Para se adequar neste mundo em constante transformação, é necessário desenvolver a capacidade de aprender constantemente, até o fim da vida. 

A crença da maioria das pessoas de que a aprendizagem só é efetiva quando associada a uma educação formal tem sido questionada nos últimos anos.

De um modo geral, é verdade que a educação formal e as qualificações resultantes dessa prática são importantes e ainda valorizadas – ela pode maximizar o potencial de uma pessoa encontrar empregos melhores, oferecer estabilidade financeira e sucesso na carreira escolhida. Mas, de acordo com Ana Maria Diniz, uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação, educar uma pessoa desde pequena, e por apenas parte da vida dela, para que a mesma exerça uma função específica durante o resto a sua existência, não faz mais tanto sentido hoje quanto antigamente.

O conceito de lifelong learning – aprendizagem ao longo da vida, em tradução livre -, é o termo que se refere à busca “contínua, voluntária e auto-motivada” pela atualização do conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. Segundo a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), uma instituição que dissemina o conceito ao redor do mundo, a ideia é definida como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

“O conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI. Ele elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente”, afirma Jacques Delors, no relatório “Educação: um tesouro a descobrir” , da Unesco.

Quatro pilares do Lifelong Learning:

  1. Aprender a conhecer; 
  2. Aprender a fazer;
  3. Aprender a conviver;
  4. Aprender a ser.

Manter-se estudando e aprendendo, independente da idade, traz inúmeros benefícios para a vida. Além de maior capacidade para se adaptar em contextos diversos, pessoas que cultivam o aprendizado desenvolvem habilidades importantes para se sentirem mais autônomas e felizes consigo mesmas.

Para saber mais, acesse o vídeo do professor professor e historiador Leandro Karnal sobre Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo.  

Canal no youtube ensina os maduros a utilizarem celular e internet

Canal no youtube ensina os maduros a utilizarem celular e internet

Muitos maduros já têm familiaridade com tecnologia e usam aparelhos eletrônicos para se comunicar e trabalhar, mas ainda existem milhares de 60+ que precisam de ajuda para serem inseridos no universo digital. E um canal no Youtube tem feito muito sucesso, justamente porque se propõe a auxiliar essas pessoas. O “Canal do seu neto” traz vídeos simples e didáticos sobre como usar celular, computador, tablets e aplicativos. Veja o que você vai aprender: 

  1. Usar o whatsapp, aplicativo de mensagens;
  1. Redes sociais, como Facebook, Instagram e outras;
  1. Salvar fotos e liberar espaço do celular;
  1. Dicionário de tecnologia com termos mais usados;
  1. Como usar o zoom, aplicativo para conferências virtuais;
  1. Como criar e-mail;
  1. Dicas para usar Youtube;
  1. Manuseio de telefones.

E no canal tem muito mais conteúdo para você se conectar com o mundo.

Quer aprender inglês? A Elisabeth te ensina.

Quer aprender inglês? A Elisabeth te ensina.

Inspiração e coragem são palavras que contribuem para traduzir a vida de Elisabeth Wagner, de 85 anos. Nascida no Brasil, foi para a Europa ainda criança e, por causa da Segunda Guerra Mundial, ela e a família tiveram que ficar no velho continente. Da infância, ela carrega memórias que, pelo seu próprio relato, nem parecem tão pesadas para quem viveu os horrores de uma guerra. Talvez a ingenuidade tão característica das crianças tenha tornado a situação menos dolorosa.   

Após a guerra, Elisabeth se mudou para a Inglaterra e, na década de 1950, retornou ao Brasil. Essa época, ela já era fluente em quatro idiomas: português, tcheco, alemão, russo e inglês. Foi secretária, aeromoça, empresária e professora de inglês, tarefa a que se dedica até hoje. Exigente, é atenta à pronúncia, ao mesmo tempo em que defende a naturalidade da fala e coloca a escuta de músicas como boa forma de aprender o idioma. Ela leciona inglês em seu canal no Youtube, que tem quase 100 mil inscritos, e também por WhatsApp. E pensa que parou por aí? Não. Elisabet também faz lives. 

Ficou inspirado(a)? 

Aprendendo mais sobre Tecnologia

Aprendendo mais sobre Tecnologia

O Canaltech criou recentemente o “Vovô Tech”, uma plataforma com conteúdos para ajudar os 60+  a descobrir recursos interessantes em seus celulares e aprender mais sobre o mundo da internet. Para saber mais sobre o Canaltech e acessar as videoaulas gratuitamente, confira o link a seguir:

Aprenda ao longo da vida

Aprenda ao longo da vida

A educação ultrapassa os limites das instituições, idade e nível social. Isso significa que podemos e devemos estimular o nosso desenvolvimento, a partir das mais diversas experiências de aprendizagem. Neste momento da vida, muito deste aprendizado pode vir do ambiente virtual! Confira essa oportunidade de educação gratuita e à distância oferecida pelo SESC! A data de lançamento do curso foi em Abril, mas as inscrições são contínuas.