Voiced by Amazon Polly

Autoconhecimento e a prática de atividades que tranquilizam a mente refletem na boa saúde do corpo e da alma.

Buscar sentido para a vida por meio do autoconhecimento e da conexão com Deus ou alguma outra entidade que você acredite é o que chamamos de espiritualidade. É a tentativa dos homens de se conectar, por meio de energia, fé e crença com algo transcendente e maior que nós mesmos. 

A espiritualidade não está necessariamente ligada a uma prática religiosa. Ela pode ser uma jornada individual, em que cada pessoa atribui vivências e significados próprios para descrever essa ligação não tangível com um ser ou força superior. É nessa conexão com o etéreo que, muitas vezes, as pessoas encontram resiliência para compreender momentos desafiadores da vida. 

Desenvolver ou mesmo descobrir a espiritualidade pode ser mais fácil do que você imagina. Afinal, apenas o fato de tomar consciência de que é necessário investir energia e tempo nisso já é um grande avanço. 

A primeira conexão com a espiritualidade vem do processo de autoconhecimento, de olhar para dentro, reconhecendo nossas potencialidades, fraquezas, nosso lado luz e sombra. E para te ajudar na sua conexão com a espiritualidade, aí vão algumas dicas:

Autocuidado

Parece óbvio, mas não é. Na correria do dia a dia as pessoas se esquecem de olhar para elas mesmas. Reserve um tempo para você. Faça uma meditação, essa prática ajuda a acalmar a mente, traz paz interior e reduz a ansiedade. Quando não estamos em paz, é difícil nos conectar com o que é transcendente/espiritual. 

Perdão

Somos seres holísticos – nosso corpo, mente e espírito estão conectados. Feridas na alma, quando não resolvidas, se refletem em doenças no corpo. E o perdão talvez seja uma das mais poderosas ferramentas de transformação no processo de espiritualidade e autoconhecimento. Perdoar a si mesmo é necessário para reduzir a carga e as cobranças internas. E perdoe o outro, é um gesto altruísta que nos aproxima da essência do que é o amor e nos conecta com nossa espiritualidade. 

Respeito

Tenha respeito por você e pelos outros. Aquela máxima de que não faça com as pessoas o que você não gostaria que fizessem com você é o maior exemplo de respeito por si mesmo e pelas pessoas. É um exercício de empatia se colocar no lugar de outra pessoa. 

Otimismo

Pensar de forma positiva transforma nosso cérebro, nos ajuda a ver sempre o lado bom das situações, por mais difíceis que elas pareçam. Otimismo e um belo sorriso no rosto são as melhores armas para enfrentar um dia ou uma fase ruim. Quando somos otimistas emanamos, mesmo que de forma inconsciente, energia positiva para as pessoas e expandimos nosso olhar para o mundo. 

Serenidade

Muitas vezes sofremos por situações que não podemos mudar e isso gera ansiedade e estresse. Acalmar nossa mente e coração é necessário para uma verdadeira ligação com a espiritualidade. A meditação pode trazer essa calma, mas ela também pode vir por meio de uma boa música, leitura, uma prece, uma caminhada na natureza, brincadeira com uma criança, a companhia do seu amor e tantas outras formas. É aquele momento ou pessoa que te tranquiliza, traz frescor para a alma e revigora suas energias.