Nesse momento de pandemia é normal se sentir ansioso, triste, com medo e confuso, pois o cenário é de instabilidade e insegurança para a maior parte das pessoas.

No entanto, apesar de ser comum, isso tudo pode gerar muito sofrimento e os maduros, que são considerados como “grupo de risco”, podem acabar sofrendo ainda mais. 

Para evitar que essas situações ocorram, muitas instituições estão oferecendo acolhimento psicológico para as pessoas que precisam, de forma gratuita e à distância. Separamos abaixo algumas opções para vocês:

Plantão Psicológico on-line:  Instituto Sedes Sapientiae

Atendimentos por videochamada realizados por psicólogas/os do núcleo de fenomenologia crítica do Instituto Sedes Sapientiae. Atendimento gratuito, não é necessário agendamento prévio. Seguem instruções de como entrar na sala de atendimento virtual. 

1-  Bata na porta: clique em “Knock” (bater); 

2-  Aparecerá: “Waiting for reply” (aguardando resposta);

3- Se o plantonista estiver na sala com outra pessoa e puder te atender na sequência, aparecerá para você:“ You have been put on hold”. Isso significa que você estará na fila. Basta aguardar. Caso apareça: “you have been denied access” (sala ocupada e gente na fila), tente novamente no próximo horário;

Atendimentos Psicológicos Instituto de Psicologia -USP

Atendimentos pontuais GRATUITOS ONLINE para pessoas em crise durante o isolamento social. Para solicitar o atendimento, é só preencher o campo: Inscrição para atendimento. O e-mail de contato é psi.online@usp.br e o atendimento é aberto a qualquer pessoa.

Centro de Valorização da Vida

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188) , e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Escutação – Organização Cruzando Histórias

A Escutação abriu um chamamento para psicólogos voluntários prestarem atendimento gratuito. Você pode se inscrever para um atendimento pontual ou para uma psicoterapia breve de até 4 encontros. Entre no link acima e veja se você se encaixa nos pré-requisitos.

💡 Se precisar, busque ajuda para lidar com seus sentimentos e emoções nesse momento de muitas mudanças e instabilidade. Você não está sozinho.