Voiced by Amazon Polly

Procurar maneiras de harmonizar corpo e mente é sinônimo de sabedoria e uma forma de manter-se ativo e saudável. Saiba quais os benefícios que essas práticas  podem trazer para o seu cotidiano.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), Yoga é uma abordagem holística de saúde e bem-estar e uma ferramenta poderosa para lidar com as inúmeras tensões provocadas nesse momento de pandemia da Covid-19. 

As mudanças repentinas e as inseguranças do momento estão gerando aumento no número de casos de ansiedade e depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatizou os benefícios da Yoga e da Meditação, desde os primeiros dias da crise de Covid-19, recomendando a prática como uma maneira de cuidar do bem-estar físico e mental em casa (Matéria da ONUBR, 22/06/2020).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou a citar a prática entre suas dicas para viver bem em quarentena, durante fala à imprensa em março de 2020.

Além disso, a prática também aparece com destaque no plano de ação global da OMS para a atividade física 2018-2030, que estabelece um vínculo entre o investimento em ações políticas para aumentar a atividade física e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o Objetivo 3 (boa saúde e bem-estar).

Existem vários canais no Youtube e Instagram disponibilizando aulas online gratuitas e diversos professores têm oferecido seus serviços de forma remota. 

Cinco benefícios da prática 

A Yoga e Meditação podem trazer muitas vantagens para os maduros. Conheça algumas: 

1.Diminuição da ansiedade e estresse;

2.Fortalecimento dos músculos e ossos;

3.Ajuda na capacidade de concentração e memória;

4.Melhoria da postura e diminuição de dores na coluna;

5.Fortalecimento dos pulmões.

Muitas pessoas pensam que é uma religião, mas na verdade Yoga é uma filosofia milenar, que ajuda a encontrar paz e satisfação, que proporciona clareza, organização e tranquilidade dos pensamentos.  A palavra “yoga” deriva do sânscrito e significa “juntar-se ou unir-se”, simbolizando a união do corpo e da consciência. Que tal começar a praticar? 

Por Maíla Cunha e Rita Pessoa