Exercitar a memória é trabalhar nossa capacidade de absorver, armazenar e recuperar informações e experiências adquiridas ao longo da vida. Com a passagem do tempo, é normal que a memória comece a falhar algumas vezes, mas você sabia que pode prevenir ou amenizar essa situação? Como? Exercitando seu cérebro. Existem muitas formas de se fazer isso, pode ser por meio de jogos, quebra-cabeças, leitura, caça palavras, entre outros estímulos. 

Nossa proposta é oferecer uma atividade diferente, que além de melhorar a memorização, vai te levar direto para uma viagem no tempo, inclusive com imagens antigas. Antes de assistir ao vídeo que está no link abaixo, pegue papel e caneta e escreva o que se passava no Brasil na década de 50. 

  • Quais foram os acontecimentos mais marcantes nos contextos político, econômico e social? 
  • Como estava o Brasil nessa época? 
  • Quais foram os presidentes mais marcantes? 
  • Quais eram os costumes? 

Depois que fizer suas anotações, assista ao vídeo. Você vai gostar de fazer essa atividade.

O segundo link traz o vídeo do Festival da Música Brasileira de 1967, que consagrou Elis Regina e tanto outros músicos brasileiros. Assistir ao vídeo pode te trazer memórias daquele tempo e talvez você se recorde onde estava, com quem estava, quais eram seus artistas e canções preferidos. Aproveite para cantar junto e se divertir, ao mesmo tempo em que exercita sua memória.