Voiced by Amazon Polly

Nas últimas semanas, muitas cidades e estados voltaram atrás em algumas regras de flexibilização em relação ao isolamento social, inclusive Belo Horizonte. Isso ocorreu em função do aumento do número de casos de Covid-19 e da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e Enfermaria nos hospitais públicos. 

Na capital mineira, por exemplo, o Boletim de Monitoramento indica nível de alerta vermelho porque a ocupação das UTIs para Covid-19 está em 88%. O Estado tem o mesmo índice. Já para os leitos de Enfermaria, BH registra ocupação de 69% e MG 73%. O total de casos de Covid-19 no estado superou a marca de 50 mil e na capital está perto de 6.500, segundo dados de 30/6/20 da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde/BH.

Para frear o avanço da doença, a indicação dos especialistas para os 60+ e para toda a população permanece a mesma: é preciso ficar em casa e só sair em caso de necessidade. A medida evita o contágio e ajuda a não sobrecarregar o sistema de saúde. 

A maioria das pessoas já está há vários meses dentro de casa e isso pode trazer aborrecimentos, tédio e inquietação, mas não é hora de se descuidar. É necessário se proteger e proteger aqueles que você ama.  Fique em casa!