Vida Social

Mais interação e conexões sociais para os 60+.

Direitos, conectividade e relações, cultura e lazer na vida dos 60+ para reduzir a sensação de solidão durante a pandemia.

O que você precisa saber sobre a prova de vida do INSS 2021

O que você precisa saber sobre a prova de vida do INSS 2021

O que você precisa saber sobre a prova de vida do INSS 2021

Com o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, desde 2012, todos os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que recebem seus benefícios por meio de contas corrente, poupança ou cartão magnético, devem comparecer anualmente em suas agências bancárias para comprovar que o benefício está sendo pago corretamente, e à pessoa certa.

Após o início da pandemia da COVID-19, algumas regras foram alteradas para evitar aglomeração e exposição do principal grupo de risco, os 60+, e a obrigatoriedade da prova de vida foi temporariamente suspensa.

Separamos as principais atualizações sobre a prova de vida do INSS 2021, para que você fique bem informado.

O INSS publicou uma portaria importante, a nº 1.278, de 24 de fevereiro de 2021. Essa portaria determinou que os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida entre março de 2020 até abril de 2021, não sofrerão nenhum tipo de bloqueio em seus benefícios, mas devem ficar atentos ao novo calendário.

Além de ter aumentado o prazo para suspensão de bloqueios até maio, o governo também anunciou a expansão da prova de vida do INSS por meio da biometria facial pelo aplicativo meu gov.br, para quem não conseguiu realizá-la no ano passado.

A prova de vida digital faz parte de um projeto piloto, mas já foi liberada para 5,3 milhões de beneficiários. O INSS já iniciou a comunicação, via SMS ou e-mail, aos beneficiários que podem fazer uso dessa tecnologia. Os dados de cadastro foram cruzados com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ou seja, aqueles que já possuem a CNH Digital, e com o Tribunal Superior Eleitoral com os dados biométricos já cadastrados.

Mas atenção! O INSS não envia links e nem solicita dados via aplicativos de mensagens.

Como realizar a prova de vida
Cada banco tem sua própria data para determinar que seus beneficiários compareçam ao local para comprovação de vida. Por isso, devem ir presencialmente ao banco em que recebem e levar em mãos um documento de identificação com foto. Vale lembrar que alguns locais já fazem o uso da biometria nos terminais de auto atendimento.

Aqueles que se encontram impossibilitados de ir presencialmente às agências por enfermidades, dificuldades de locomoção ou por residirem no exterior, devem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.

Enquanto o governo federal ainda estuda medidas para agilizar a prova de vida e garantir a segurança dos segurados, se for sair de casa, siga todas as medidas de segurança contra a COVID-19: use máscara, evite aglomerações, e higienize as mãos.

Qualquer dúvida que você tiver, ligue no 135 — canal de atendimento do INSS.

Fonte: Caixa Econômica | INSS

ler mais
O papel dos maduros na preservação do meio ambiente

O papel dos maduros na preservação do meio ambiente

Para construir a nossa própria longevidade e deixar um legado positivo é fundamental cuidar da longevidade do planeta em que vivemos. As pesquisas científicas apontam que muitas mudanças ambientais estão acontecendo em função do aumento do desmatamento e outras interferências humanas na natureza....

ler mais
Confira dicas de filmes para os 60+

Confira dicas de filmes para os 60+

São vários títulos para você. Da comédia ao drama, do romântico ao existencial, basta escolher seu preferido e aproveitar. O mundo mudou e a forma de viver e enxergar a velhice também. Se antigamente as pessoas idosas eram retratadas nos filmes com uma imagem geralmente associada à fragilidade,...

ler mais
Bate-papo sobre longevidade e leitura

Bate-papo sobre longevidade e leitura

A Bienal Mineira do Livro, em parceria com a Rede Longevidade, fará hoje, 30/07, um bate-papo no Instagram entre a Diretora Executiva da Rede Longevidade, Michelle Queiroz, e a médica geriatra Dra. Karla Giacomin. O bate-papo faz parte da programação de lives e debates promovidos pela edição...

ler mais
26/7 – Dia dos Avós. Você sabe como surgiu a data?

26/7 – Dia dos Avós. Você sabe como surgiu a data?

Descubra também os benefícios da convivência entre avós e netos e celebre esse dia em família, mesmo à distância. Você sabe a origem do Dia dos Avós? A data celebrada no Brasil e em Portugal no dia 26/07 foi criada graças à campanha de uma senhora portuguesa conhecida como Dona Aninhas, que não se...

ler mais
Skip to content