Voiced by Amazon Polly

Descubra também os benefícios da convivência entre avós e netos e celebre esse dia em família, mesmo à distância.

Você sabe a origem do Dia dos Avós? A data celebrada no Brasil e em Portugal no dia 26/07 foi criada graças à campanha de uma senhora portuguesa conhecida como Dona Aninhas, que não se conformava com a desvalorização dos avôs e avós na vida das famílias. 

Ela era avó de quatro netas e dois netos e, na década de 1980, decidiu se tornar missionária da causa dos avôs e avós, defendendo que se comemorasse a data. Dona Aninhas viajou vários países como Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e Canadá em prol dessa causa. A data escolhida teve um forte motivo: dia 26 de julho é quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, considerados pais de Maria, avós de Jesus.

Apesar do dia 26 de Julho não ser um consenso em todos os lugares do mundo, muitos outros países também celebram seus dias dos avós em outras datas. Na Itália, por exemplo,  é comemorado no dia 02 de Outubro e nos Estados Unidos no primeiro domingo de Setembro. 

Independente do dia exato, o Dia dos Avós é um momento oportuno para agradecer e celebrar a vida dessas pessoas tão importantes para todos nós!

Nos links abaixo você pode encontrar algumas informações interessantes sobre a data e opções de lazer para esse dia ser comemorado, mesmo à distância: