Voiced by Amazon Polly

As datas comemorativas são muito importantes não só pela celebração em si, mas também porque ajudam a nos orientar no tempo. 

Por exemplo: sabemos que o Carnaval está no verão, no início do ano; as festividades de São João  no outono-inverno, no meio do ano; Dia das Crianças e Dia Internacional da Pessoa Idosa em outubro, na época da primavera e Natal novamente no verão, fechando o ano. 

Tradicionalmente, as festas juninas são comemoradas nas ruas ou em locais com bastante gente, decoração colorida, fogueira e muitas comidas típicas. Mas, no contexto da pandemia em que é preciso fazer isolamento social, será que é possível fazer festa junina em casa?

Para não deixar passar em branco essa comemoração tradicional, seguem algumas dicas:

  • Preparar comidas típicas:  fazer bolo de milho, canjica, pé-de-moleque, caldos e outras comidas que você gosta e pode comer são uma boa forma de se conectar com o momento. Você pode utilizar receitas tradicionais de família, aproveitar para trocar receitas com amigos ou procurar na internet. Dá até para montar um caderno de receitas juninas para compartilhar com outras pessoas! Para quem mora sozinho, várias lojas e restaurantes estão vendendo kits juninos para entrega em casa, você pode pesquisar no Instagram e Facebook.
  • Ouvir músicas tradicionais de festas juninas: o forró e as quadrilhas podem trazer boas lembranças e diversão! Aproveite para dançar bastante e contar para outras pessoas sobre suas lembranças que remetem à essa época do ano.
  • Decorar a casa: você pode fazer bandeirinhas com jornal, revista, barbante e outros materiais para decorar sua casa e aproveitar o momento. Se morar com outras pessoas, é uma forma divertida de envolver a todos no clima da celebração.
  • Assistir e participar de festas juninas online: muitos artistas estão fazendo lives juninas, um tipo de show que é transmitido ao vivo pela internet. Elas são divulgadas nos próprios canais de comunicação desses artistas. Algumas instituições, como igrejas, escolas, centros culturais e grupo de convivência estão realizando festas juninas online, em que os participantes entram cada um da sua casa e aproveitam para conversar e se divertir. 

Não deixe de se cuidar e manter a alegria, mesmo nesses tempos difíceis! Planejar e preparar uma celebração é uma forma de manter corpo e mente ativos!